quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A verdade sobre as manifestações contra a corrupção

Manifestação em Brasília, 15/11/2011

As manifestações contra a corrupção vem provando que são um “fogo de palha” insuflado pela mídia, não com o objetivo de esclarecer e lutar contra, mas, sim, com objetivos político partidários, onde o alvo é o governo federal, quando se sabe que o problema é mais sério e arraigado em todo o tecido social. Na imagem, 30 pessoas compareceram à última (15/11/11) no Distrito Federal.

Acabar com a corrupção é uma condição fundamental para se estabelecer o estado de direito pleno a todos os cidadãos aqui ou em qualquer país, já que não a inventamos e nem somos o único pais a sofrer com este verdadeiro flagelo do direito e da cidadania.

A corrupção é como um cancro arraigado nas instituições e nos corações e mentes das pessoas, e que, no caso do Brasil, remonta aos tempos coloniais.

A percepção da corrupção pela população é parcial e enviesada, a partir do momento em que ela não se vê como agente da corrupção e tem olhos apenas para a corrupção dos outros, notadamente aquela que fica mais visível nas instâncias publicas ou de governo.

Uma analogia com o livro do filosofo francês, Michel Foucault, a “Microfisica do Poder”, a “microfísica da corrupção” se gesta e se alimenta, na vida e no cotidiano de cada um de nós, em ações ordinárias, no trânsito, na relação com as repartições e instancias publicas e em inúmeras outras situações, que de tão corriqueiras parecem normais.

As manifestações que andaram ocorrendo por aí, não nasceram de um sentimento genuíno, e necessário, da população e sim da espetacularização e da manipulação da mídia, com objetivos escusos e dissimulados, haja vista que agem conjuntamente de forma partidária e oposicionista, tanto é que o foco único da campanha é o governo federal, onde o corruptor fica como algo abstrato, sem importância ou, quem sabe, inexistente?

Ela permeia todo o tecido social e precisa efetivamente de uma ação que envolva a educação nas escolas, aliado a uma política sistemática de combate institucional em todos os setores da sociedade, repartições publicas, nas esferas municipal, estadual e federal e não como uma arma política que, além de parcial, oculta a sua verdadeira natureza e dimensão.

Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.