sábado, 12 de novembro de 2011

Boicote dos EUA reduz atividades da Unesco. Você pode ajudar!

Não é a primeira vez que os EUA cortam o rapasse da sua cota de contribuição a UNESCO. No governo do Ronald Reagan, em 1984, eles também se retiraram da Unesco em protestos contra hipotéticas políticas “antiamericanistas” do órgão, o que só foi retomado em 2002, no Governo Bush em função da investida em sua “luta contra o fundamentalístico islamítico, leia-se “guerra ao terrorismo”.

Agora em retaliação a aceitação da Palestina como membro pleno do órgão por esmagadora maioria de votos - 117 a 14 - de seus membros, inclusive do Brasil, permanece a dúvida sobre quem é que “manda na coisa” se os EUA, de fato, ou se Israel e seus poderosos “lobbys” no Congresso norte-americano. A “merreca” que Israel declarou que tambem cortaria de 2 milhões de dólares foi feita pelo governo do Gabão.

Um efeito inusitado que demonstra o “cansaço” com esta mania dos EUA de controlarem a ONU como se ela fosse uma secretaria do próprio governo e do Congresso daquele país, é o movimento de solidariedade internacional, inclusive de pessoas, individualmente, de doações à Unesco depois do episódio.

É uma reação – a aceitação da Palestina como membro pleno – ao uso pessoal e particular que os EUA vem historicamente fazendo da ONU como um todo, e pode ser um forte precedente para que o órgão consiga a autonomia de fato e passe a ser efetivamente porta voz e representar os interesses de todos os seu 194 países membros.

Um mundo mais justo pacífico, se é que isso seja possível, passa necessariamente pelo fortalecimento da ONU como uma instância que represente os interesses coletivos de todos os países membros e não como instrumento de política de opressão e desmandos dos EUA e associados.

Em função do desfalque das doações dos EUA à Unesco, a entidade que fomenta a educação, a ciência e a cultura, principalmente em países mais pobres, já anunciou cortes em seus programas de educação.
Se quer ajudar, clique no link: Unesco, e faça uma doação e/ou neste Natal compre os cartões da Unesco que são encontrados tambem nos Correios ou em lojas exclusivas em shopping centers.

Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.