terça-feira, 13 de setembro de 2011

Imposto verde, uma boa idéia que vem dando certo

Uma “instituição” que vem dando certo, e crescendo, no país é o imposto verde. Provavelmente tenha começado no Estado do Paraná, e hoje já vigora em 12 Estados, com mais 12 em processo de implantação. 

A ideia é reservar um percentual do ICMS – de 0,5 a 5% - para ser distribuído aos municípios que se comprometem com a preservação do meio ambiente. As ações vão desde a criação e conservação de áreas verdes protegidas até a proteção dos mananciais para garantir o abastecimento de água.


A ideia deu tão certo, que tem muito prefeito criando ou mantendo um grande leque de ações a favor do meio ambiente, apenas para receber a verba que passa a ter um peso significativo no orçamento do município. A população que se beneficia com estas ações, recebe, ainda, um benefício direto com a redução gradual do IPTU, a medida que se engaje nas ações de preservação ambiental, implantando em sua própria propriedade e/ou casa.

As ações podem ser: separação e coleta seletiva de lixo, educação ambiental nas escolas, plantio de árvores na cidade, criação de áreas de preservação permanente, manutenção de áreas livres de pavimentação nas residências, entre outras, o que dá para garantir cidades mais ecológicas e com melhoria significativa na qualidade de vida da população. 

Fonte: Revista Problemas Brasileiros - SESC 

Leia artigos relacionados:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.