domingo, 14 de agosto de 2011

Unasul cria plano de ações contra crise financeira mundial

A invasão de produtos estrangeiros no país é visível, e a avaliar pelo acirramento da crise nos EUA e União Europeia, aliado a um dólar desvalorizado, não só o Brasil como os demais países da América do Sul terão ameaçadas sua produção industrial e empregos com o assédio de seus mercados consumidores internos, garantia de estabilidade de suas economias diante da crise que tende a se agravar.

Brasília - Ministros de Economia e Finanças da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) decidiram, em Buenos Aires, adotar medidas para tentar proteger o continente da crise econômica que atinge principalmente os Estados Unidos e os países da Europa.

Os integrantes da Unasul instituíram um conselho, presidido pelo ministro da Economia e Finanças Públicas da Argentina, Amado Boudou, com o objetivo de implementar um plano de ação no continente para, entre outras medidas, usar apenas moedas da região nas transações comerciais e proteger as reservas monetárias dos países que compõem o bloco.

O conselho também procurará implementar mecanismos para o financiamento do comércio, com especial atenção para as assimetrias entre os países-membros da Unasul.

Os países que aderiram ao acordo que cria um o Banco do Sul também devem acelerar a implementação da instituição e o fortalecimento da Corporação Andina de Fomento (CAF), cujo principal objetivo é promover a inclusão social, o desenvolvimento, e a integração do continente.

Da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.