terça-feira, 3 de maio de 2011

Cigarros mentolados e exposição de cigarros em locais de venda devem ser vetados

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em acordo com a Convenção Quadro, tratado internacional antitabagismo do qual o Brasil é signatário, analisa e submete a consultas públicas, o veto ao uso de aromatizantes – o mentol – nos cigarros.

Segundo estudos, o mentol torna o gosto do cigarro mais agradável, induz a iniciação dos mais jovens e aumenta a dependência à nicotina.

Outra medida importante em estudo e já adotada em alguns países, é a proibição de exposição dos cigarros em lojas, supermercados, bares, padarias e demais pontos de venda, pois, existem fortes evidências de que tirar os cigarros das prateleiras evita a formação de novos fumantes – além de proteger ex-fumantes.

A expectativa é que as duas medidas, o veto ao uso do mentol e a proibição da exposição nas prateleiras, podem reduzir o consumo. Não é surpresa saber que o “lobby” dos fabricantes de cigarros está fazendo pressão para tentar impedir a implantação destas medidas, usando o poder de seus deputados, financiados por eles e eleitos por você, para barrar estas medidas de saúde pública.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.