quinta-feira, 7 de abril de 2011

Senado aprova financiamiento público de campanhas eleitorais

Talvez o item mais importante da Reforma Eleitoral que se arrasta no Congresso Nacional há décadas, seja o financiamento publico das campanhas. É um pressuposto fundamental para democratizar efetivamente as eleições, retirando o poder econômico quase sempre oculto que privilegia alguns – como o famoso caixa 2 – que cria pseudos representantes dos eleitores, quando se sabe que estão à serviço de poderosos interesses muitas vezes contrários aos da população e do país. 
 
Com a aprovação no Senado, não sem ferrenha oposição de setores conhecidos, como aqueles representados por um Aécio Neves (PSDB) e Aloysio Nunes (Senador por São Paulo do PSDB) por exemplo, a nova organização que pode sair daí, vai permitir que qualquer cidadão brasileiro possa se candidatar, já que todos os candidatos receberão financiamento igual, por categoria ou cargo disputado. 
 
A aprovação no Senado foi vitoriosa graças aos votos do PT, PC do B e PMDB na comissão de reforma politica do Senado. Claro que, como falamos acima, com a oposição do PSDB e DEM, sobretudo. Este último é citado aqui apenas como referência de tudo aquilo que se pretende extirpar do cenário político do país, haja vista que o próprio eleitor se encarregou de fazer isso, reduzindo-o a um partido insignificante, que tantos desserviços prestou ao país, desde os seus tempos de Arena, como suporte do Golpe militar de 64.

O próximo lance é esperar como vão ficar os demais itens da reforma que podem muito bem relativizar esta conquista importante, do Financiamento Público das Campanhas
 
Com informações do Correio Brasiliense

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.