sábado, 1 de janeiro de 2011

Transporte ferroviário, uma realidade no governo Lula

Como a “velha mídia” - como se refere o Lula – prefere se ater a um país próprio, não real, o governo Lula trouxe transformações substanciais em setores que nunca desceu dos palanques eleitorais, como o transporte ferroviário. As ferrovias Norte-Sul, Oeste-Leste e Transnordestina, construídas dentro do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento – é um esboço do que prevê os investimentos no setor, o que inclui o Trem de Alta Velocidade, ligando Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro e a retomada do transporte de passageiros por todo o país, no governo da Dilma Rousseff. É um Brasil que se constrói em surdina, em função do silêncio rancoroso da mídia saudosa de tempos menos populares.

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Trecho da Ferrovia Norte-Sul
Na semana passada, durante cerimônia de encerramento da 36ª Reunião Ordinário do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), no Palácio do Planalto, Lula comemorou o fato de o Brasil ter hoje três das principais obras no mundo em ferrovias -- Norte-Sul, Oeste-Leste e Transnordestina

O orgulho não é para menos. Os três projetos representam milhares de quilômetros de desenvolvimento e integração para o País, além de emprego e renda para milhares de trabalhadores, e terão continuidade no governo Dilma Rousseff, a partir de 2011, por representarem novos tempos para o Brasil em termos de transporte de carga, facilitando e barateando o seu custo.

Nesta segunda parte de nossa série especial sobre ferrovias, falaremos sobre essas três grandes obras ferroviárias que formam, nas palavras de Bernardo Figueiredo, diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), uma ‘espinha dorsal de peixe’ pelo País. Confira a segunda parte da entrevista com Figueiredo, em que detalha os três projetos. Continue lendo... 

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