sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Meio ambiente, é simples fazer a sua parte. Confira!

As mudanças climáticas estão na ordem do dia, tambem como “bode expiatório” para justificar a falta de inciativa e vontade política das administrações municipais, sobretudo, toda vez que os fenômenos da natureza “provocam” algum estrago, como os que veem ocorrendo no Rio de Janeiro, que refletem não a sua violência, mas, o despreparo das cidades para conviverem com eles, que não vão mudar, diga-se de passagem. Nas dicas abaixo, você pode encontrar algumas maneiras de fazer a sua parte.

1 - Não use a mangueira para varrer a calçada

Não limpe área ou calçada com a mangueira, a vassoura é suficiente e, se for necessário utilizar água, faça-o com um balde com água já usada como da lavagem de roupas ou do enxague da máquina de lavar.

2 - Evite sacolas plásticas. Leve sua própria sacola

Leve sua própria sacola ao fazer as suas compras, preferencialmente uma sacola ecológica de tecido e reutilizável, assim evitará os sacos plásticos. Se não for possível procure enchê-las bem para levar menos para casa. As sacolas plásticas não são recicláveis e podem levar centenas de anos para se degradarem.

3 - Nem tudo é lixo. Não jogue o que você pode doar

Nem todo descarte deve ir para o lixo. Roupas, móveis, utensílios, brinquedos e outras coisas devem ser doadas a instituições beneficentes ou para alguem que possa reutilizá-los. A reutilização é muito melhor que a reciclagem que consome energia e emite CO². Em algumas cidades existe a coleta seletiva de móveis e utensílios domésticos em dias pré-determinados, informe-se na prefeitura.

4 - O lixo é mistura, logo, separe

Separe o lixo, pois, a reciclagem começa com a separação em casa. Mesmo que não tenha uma coleta seletiva regular onde mora, a separação pode faciliatar a coleta por pessoas que recolhem estes materiais depois. Na medida do possível acondicione separadamente o papel/papelão, o vidro, o metal, o plástico etc.

5 - Evite o isopor e mercadorias com muitas embalagens

Ao fazer compras, evite os produtos que veem com muitas embalagens que vão gerar muito lixo, preferindo aqueles sem embalagens, e “in natura” ou frescos. Evite tambem os produtos acondicionados em embalagens de isopor, pois ele não é reciclável e é um grande componente dos lixões e aterros sanitários, que veem tendo um uso crescente nos supermercados.

É isso! Com informação, atenção e criatividade, podemos descobrir várias formas de contribuir para a preservação do meio ambiente, da vida e fazer a diferença.

Leia artigos relacionados:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Olá!

    Bem vindo, a sua opinião é muito importante.