quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Chuvas, os problemas são políticos e não da natureza

As inundações atribuídas às chuvas nas grandes cidades, são na realidade fruto do descaso das administrações locais, que se encondem atrás deste fenômeno da natureza, em principio benéfico e essencial à vida, para esconder o pouco caso como tratam este problema – a inadequação das cidades às chuvas – e mesmo com as perdas e mortes que costumam ocorrer, pouco fazem de concreto, quando o que falta mesmo é vontade política, senão competência. É o caso da cidade de São Paulo, onde os problemas já se incorporaram ao calendário de eventos da cidade.

Cidade de São Paulo
Os programas de enfrentamento das consequências das chuvas e inundações da cidade de São Paulo estão sendo empurrados com a barriga, e não por falta de recursos, como falamos acima, mas, por descaso e/ou falta de vontade politica. 

Um deles, o conhecido como Plano de Macrodrenagem, de 1998, que prevê a construção de “piscinões” na Região Metropolitana com previsão para conclusão em 20 anos, construiu até agora, metade do previsto, 13 anos depois.

Outro exemplo é o caso da dragagem ou desassoreamento para rebaixamento da calha do Rio Tietê para aumentar-lhe a vazão, praticamente deixado de lado depois do gasto de 1,7 bilhões. O rebaixamento da calha do rio, bem como os tais dos piscinões são recursos importantes para que possam receber o excedente das águas da chuva que não se infiltra no solo em função do excessiva impermeabilização do solo na cidade.

Este descaso da prefeitura da cidade, do DEMGilberto Kassab – foi a conclusão de uma CPI instalada na Câmara Municipal, que encaminhou o resultado ao Ministério Público para tomar as medidas necessárias.
Como você pode ler nos artigos abaixo, a população tambem pode participar da solução destes problemas, desde que devidamente orientada e estimulada pelos poderes locais, como já acontece em outras cidades. 

Leia artigos relacionados:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.