segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

MP processa governo Aécio Neves por prender ilegalmente e humilhar quilombolas

Em que pese a aparência, o ex-governador Aécio Neves não deixa nada a dever aos métodos truculentos comuns aos tucanos dos quais faz parte, no trato com as questões sociais, considerando-as como meros problemas de polícia agindo em flagrante desrespeito à legalidade e aos direitos da pessoa. É este político que alguns veem como eventual alternativa ao governo federal em 2014, farinha do mesmo saco que é, com o José Serra.

"... os quilombolas foram mantidos ilegalmente presos e algemados, de pé, na porta do quartel da Polícia Militar em Porteirinha, em pleno centro da cidade, ... ficando ali expostos por mais de 03 horas ao opróbrio público, qual escravos fujões recém-capturados pelo capitão-do-mato..."

O texto acima não é um extraído de um romance de ficção do Século XIX. Faz parte da ação civil ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Fundação Cultural Palmares, pedindo que o Estado de Minas Gerais seja condenado a pagar indenização por danos morais coletivos em virtude de arbitrariedades cometidas pela Polícia Militar mineira contra três comunidades quilombolas: Povo Gorutubano, Brejo dos Crioulos e Lapinha.

Em diversas operações da Polícia Militar, os integrantes das comunidades quilombolas foram, de forma ilegal, ameaçados, algemados e expostos a humilhações públicas, favorecendo fazendeiros. Houve caso em que até crianças de 4, 6 e 7 anos de idade foram detidas. Continue lendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.