quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Crack, pode começar como uma “brincadeira”, mas, é fatal

As drogas de todo tipo veem se disseminando em todas os setores da sociedade ou classes sociais, democratizando o acesso e os danos que afeta indistintamente a todos os seus usuários. Tudo parece começar como uma experiência diferente ou mesmo como uma brincadeira entre amigos, mas, o uso de toda e qualquer droga oculta fatores biopsicossociais e gera sérias perdas pessoais, familiares e sociais. Confira abaixo, matéria produzida pela Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde.
(…) São vários os tipos de danos causados pelo uso de crack. Além dos problemas respiratórios pela inspiração de partículas sólidas, sua ação estimulante leva à perda de apetite, falta de sono e agitação motora e, a dificuldade de ingestão de alimentos pode levar à desnutrição, desidratação e gastrite. Podem ser ainda observados sintomas físicos como rachadura nos lábios pela falta de ingestão de água e de salivação, cortes e queimaduras nos dedos das mãos e às vezes no nariz, provocados pelo ato de quebrar e acender a pedra, além de ficar o usuário mais exposto ao risco social e de doenças. (…)
Como todo uso de drogas está associado a fatores biopsicossociais, o consumo de crack não é diferente. Além dos problemas físicos já descritos, há os de ordem psicológica, social e legal. Ocorrem graves perdas nos vínculos familiares, nos espaços relacionais, nos estudos e no trabalho, bem como a troca de sexo por drogas e, ainda, podendo chegar à realização de pequenos delitos para a aquisição da droga. Há controvérsia se tais condutas socialmente desaprovadas têm relação com o estado de “fissura” para usar ou se resulta da própria intoxicação. A unanimidade é que o usuário desemboca numa grave e complexa exclusão social.(...) Continue lendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.