quinta-feira, 28 de outubro de 2010

REUNI e PROUNI, programas que fazem a diferença para educação, no governo Lula

Neste trecho de fala do presidente Lula, divulgado pelo Blog do Planalto, ele salienta os novos tempos no Brasil, onde a mídia hegemônica, que sempre ditou as ordens no país, fez e desfez governantes, não está mais com esta corda todo. A internet está aí para relativizar este poder, por mais que as 5 “famiglie” que controlam as comunicações no país, esperneiem e tentem “chutar o pau da barraca”, como nestas eleições, hábito ou cacoete que historicamente estavam habituadas a exercitar.

O REUNI* é um sucesso incontestável, e o mais paradoxal é que este desenvolvimento da Universidade Pública, foi feito por um presidente considerado não letrado, e que passou batido pelo governo do “multi doutor” e professor FHC. Foram nada menos que 14 novas universidades públicas em 8 anos de governo, contra nenhuma nos mesmos 8 anos de governo de FHC.

Lula, que se comprometeu a voltar à Univasf para dar a aula-magna aos alunos da instituição, reafirmou o caráter de seu governo, que não discrimina prefeitos e governadores de acordo com os respectivos partidos político. “Não é assim que funciona a minha cabeça republicana”, disse o presidente, lembrando que sofreu muito preconceito e ofensas até chegar à Presidência da República e que por isso mesmo não seria “pequeno como eles foram comigo”.

Segundo o presidente, o povo está mais esperto hoje, não aceita mais sem questionar a opinião de quem aparece na TV. Os brasileiros aprenderam a pensar com sua própria consciência, disse, ganhando assim mais maturidade política.
Muitas vezes as pessoas do lado de lá diz uma coisa e acontece outra coisa do lado de cá. Ninguém é mais tonto. Quando alguém tenta fazer uma sacanagem qualquer, o blog ‘taí’ para todo mundo ver, o twitter ‘taí’ pra todo mundo ver. Ninguém mais consegue repetir o que fizeram comigo em 1989, ninguém consegue mais. O povo ‘tá’ esperto, o povo aprendeu. (...)
O Reuni, em um ano e meio, se tornou uma coisa revolucionária. Nós conseguimos mais que dobrar. De 113 mil alunos, que era a renovação das escolas federais todos os anos, já chegamos nesse ano para 259 mil alunos, mais do que o dobro.
Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.