quarta-feira, 18 de novembro de 2009

França adota distribuição gratuita de assinaturas de jornal para combater crise na imprensa

A crise, ou as crises, continua fazendo vítimas. Não estamos nos referindo apenas a crise econômica mundial que, como uma pandemia se alastra pelo mundo e, dessa vez, afetou principal ente os países ricos – EUA e UE – que sempre saiam ilesos antes, mas, não desta vez, quando expurgam seus próprios “pecados”. Na verdade, estamos nos referindo a crise – que não é de hoje – da mídia impressa.

Nos EUA, por exemplo, diante dos resultados negativos crescentes, os grandes jornais, ou melhor, jornais grandes, cogitam pedir socorro ao governo federal para não fecharem de vez. Enquanto isso, solução mais criativa e, igualmente desesperada, está sendo tomada na França, onde as pessoas de 18 a 24 anos receberão uma assinatura anual de um jornal de sua escolha. É o projeto “Meu jornal gratuito”, que conta com o apoio do Ministério da Cultura com o objetivo de conquistar novos leitores e garantir a sobrevivência das empresas. Os custos do projeto são bancados pela empresa e pelo Estado.

A concorrência com a informação gratuita na internet é agravada – como não poderia deixar de ser – pela migração em massa da publicidade, para sites e blogs, estes últimos cada vez mais lidos, ou buscados como fontes de informação e notícia.

Fonte: The Herald Tribune (fr)

Leia: Venda avulsa de jornalões brasileiros cai a índices surpreendentes


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