A Medida Provisória (MP) que pretendia proibir a propaganda de bebidas alcoólicas nos meios de comunicação, entre as 6h e às 21h, e proibir a venda em estradas federais, acabou – o governo federal – cedendo a pressões do lobby das indústrias de bebidas e permitiu a manutenção do dispositivo anterior que tipifica a cerveja como bebida não alcoólica, para efeito legal, por mais absurdo e irracional que pareça.
A lei prevê, agora, a proibição de propagandas no horário especificado, apenas, de bebidas com teores de álcool acima de 13 graus alcoólicos, logo, as cervejas estão com as propagandas liberadas, mesmo em intervalos de programação infantil como, presumivelmente, um produto inócuo ou “saudável”.
É uma derrota do bom senso e do respeito a saúde da população, notadamente das crianças, que é onde tudo começa, e todos sabemos que se começa a beber cada dia mais cedo. A lei que proíbe a venda de álcool a menores, pelo visto, é letra morta. O lance agora é torcer para que a lei que proíbe a venda nas estradas federais funcione mesmo. O surpreendente, é que “ninguém” achou nada.
A mídia tão zelosa de sua falsa imagem auto-criada, de a voz do povo, também, não achou nada. Provavelmente preocupada com a conta de propaganda das cervejarias.
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O mais engraçado, é que te multar por tomar uma cerveja é fácil... Agora proibir de veicular propagandas ridículas e muitas vezes indecentes na TV, ah não, aí não dá. Tem que fazer como o cigarro. Tira do ar!!!
ResponderExcluirAbração.
Olá!
ResponderExcluirÉ isto, você tem razão. Os interesses e lobbys que estão por traz da comercialização do alcool e, como disse, as propagandas mais apelativas, são as reais responsáveis pelo problema. Acredito, tambem, que a poibição de veiculação de propaganda de bebidas, começaria a resolver o problema, pois, pelo menos não criaria os novos consumidores.