quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Apagão Energético

19/09/07
A matriz energética brasileira que é provavelmente a mais limpa e renovável do mundo, com 75.9% de energia hidrelétrica, vem se reduzindo e perdendo espaço para outras fontes “sujas”, como as termelétricas movidas a derivados de petróleo, e não renovável, já com 11,1%.
Isso esta ocorrendo em função das dificuldades no licenciamento ambiental das novas usinas, como as duas novas que o governo pretende construir no Rio Madeira na Amazônia.
Apesar de limpas, no sentido de renovável e não poluidoras, as usinas hidrelétricas, em sua construção provocam um impacto ambiental considerável, ao inundarem grandes áreas de terra, e promover o remanejamento dos rios, com reflexos na flora e fauna.
A saída, também contestada por ambientalistas, seria a nuclear, que é uma usina termelétrica, com combustível mais “limpo” no sentido ambiental, mas com riscos e problemas – como o lixo radioativo – ainda não solucionado.
Apesar de parecer uma opção perigosa, vem aumentando no mundo, e só na França representa quase 90% de sua matriz energética.
Não existe solução fácil. No entanto, algo tem que ser feito, e agora, pois a perspectiva para o futuro próximo, muito próximo, no Brasil, é um colapso na economia e no país como um todo, com um grande apagão energético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.