domingo, 3 de junho de 2007

Racismo do negro é natural. Afirma ministra da Promoção da Igualdade Racial

Em entrevista a BBC, a ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial considera natural o racismo do negro contra o branco.

Depois da repercussão negativa de sua afirmação considerada racista, ela tentou suavizar o discurso, já que ficou evidente a contradição com o fato de uma autoridade pública constituída para promover ou implementar a igualdade racial, adotar uma postura claramente racista, sendo que fica com a sua posição fragilizada e sem autoridade moral para a função.

Segundo relatos e entrevistas com estudiosos da área, não é a primeira vez que ela faz essa declaração. Acusam a ministra de incentivar o ódio racial e ainda, segundo estas fontes, ela faria parte de um pequeno grupo dentro do movimento negro que prega a "revanche natural" , numa clara alusão ao embate racial e preconizando, não uma igualdade, mas uma separação racial nos moldes norte-americanos, em total contradição com o objetivo de seu cargo no governo e com os princípios constitucionais.

A entrevista gerou inúmeros artigos e entrevistas na mídia, com a tônica unânime de condenação da fala da ministra e alertando para o risco de se disseminar, não a igualdade racial, mas a separação e o ódio, que apesar dos pesares, não faz parte da cultura do povo brasileiro.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.