domingo, 14 de abril de 2019

A lógica da fake news via whatsapp’s/smarts

(...) Enquanto o Homo sapiens busca a verdade, inclusive sobre si mesmo, uma vez que tem por características a autoconsciência, o desejo de saber e a racionalidade, o Homo stupidus contenta-se com aquilo que confirma as certezas a que previamente aderiu. O que hoje se chama “pós-verdade” é a verdade do Homo stupidus (...). (o grifo é nosso)
 O fenômeno desconsidera níveis de escolaridade e/ou econômicos /financeiros da população, já que os mecanismos são os mesmos, ajuda a explicar muito bem as vitórias eleitorais pós-modernas e neoliberais, aqui e em outros lugares.

A única saída é o distanciamento crítico para encontrar uma referência que sirva como parâmetro, não só pessoal, de princípios e valores, mas éticos e morais, senão sociais, na relação com o fato, com a notícia, entre aspas.

Veja o desafio: 
(...) para a manutenção do capitalismo é necessário que as pessoas pensem cada vez menos. O empobrecimento da linguagem, a dessimbolização e a correlata transformação de tudo e todos em objetos negociáveis são fenômenos que funcionam como verdadeira condição de possibilidade para naturalizar diversas opressões (classe, gênero, raça, plasticidade, etc.), conviver com as guerras e outras formas de destruição planejadas no interesse de grandes corporações, aceitar mortes evitáveis, remédios caríssimos e prisões desnecessárias (daqueles que não interessam ao projeto neoliberal), enquanto lucros obscenos passam a justificar a pobreza extrema. (...). (o grifo é nosso)
Pelo visto o ‘monstro’ veio pra ficar...
Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.