sábado, 10 de novembro de 2018

Como os brasileiros veem a ciência e os cientistas?

“Análise de três décadas de pesquisas de opinião desfaz mitos e traz revelações: população diz estar tão interessada em ciência quanto por esporte, mas pouquíssimos conseguem citar o nome de um pesquisador brasileiro ou de uma instituição”.

Não deixa de ser uma coisa boa. É isso, o interesse demonstrado, o que pressupõe atribuição de valor, embora aux pied du mot, isso não se confirme na prática, digamos assim.

Veja esse texto abaixo:

(...)

Otimismo, sem ingenuidade.

Outros aspectos que marcam nossa cultura – apontam as pesquisas – são o otimismo em relação ao desenvolvimento da C&T e a visão positiva sobre ciência e cientistas. “Ordem e progresso” não parece ter ficado só em nossa bandeira. A maioria dos brasileiros valoriza os benefícios da C&T, confia nos cientistas como fonte de informação, tem uma imagem em geral positiva do cientista e de suas motivações, além de considerar importante conhecer a ciência e investir em pesquisa.

Os brasileiros, em média, se declaram mais otimistas quanto aos efeitos da C&T do que os cidadãos da maioria dos países europeus. A fração de pessoas que consideram que a ciência e a tecnologia só trazem benefícios para a humanidade está entre as maiores do mundo, e aumentou ao longo das décadas.

(...)

Dê uma conferida na matéria completa, Ciência Hoje.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.