domingo, 6 de janeiro de 2013

Antissionismo não é o mesmo que antissemitismo

Com quase 500 assinaturas, circula na internet um manifesto criado pelo cartunista Carlos Latuff, listado injustamente pelo Centro Simon Wiesenthal entre as dez figuras mais antissemitas do mundo em 2012.

O texto do abaixo-assinado, intitulado “Pelo fim da manipulação do antissemitismo para fins políticos”, cita a lista do Centro Simon Wiesenthal e afirma, com letras maiúsculas, que ANTISSIONISMO NÃO É ANTISSEMITISMO. O cartunista também explica que seu objetivo está em ” esclarecer a opinião pública de que crítica às políticas do estado de Israel NÃO é ódio aos judeus e combater as campanhas de difamação promovidas por organizações e indivíduos que fazem essa associação desonesta”. 
Leia o texto do manifesto (clique para assinar):  
Em dezembro de 2012, o Centro Simon Wiesenthal publicou um ranking dos “dez maiores antissemitas do mundo”, citando a mim, o cartunista Carlos Latuff, como o terceiro da lista por charges contra o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu e o bombardeio a Gaza. Há muito que organizações e indivíduos tentam associar críticas legítimas ao estado de Israel com ódio aos judeus. Figuras como o escritor José Saramago, o prêmio Nobel da paz Desmond Tutu e o ex-presidente Jimmy Carter já foram tachados de antissemitas por suas posições quanto ao conflito na Palestina. Chega de tentar calar a voz de quem se levanta contra o apartheid imposto por Israel ao povo palestino. O antissemitismo não pode e não deve ser utilizado como ferramenta política. Se você é contra essa manipulação, assine a petição e declare: ANTISSIONISMO NÃO É ANTISSEMITISMO!
Se você tem alguma dúvida sobre o fato de que Latuff não cabe nessa lista de antissemitas, expus meus argumentos no site Opera Mundi, no texto Latuff na lista de antissemitas: uma acusação inconsistente. Se você quer uma segunda opinião, apresento a do cineasta Sílvio Tendler, para quem o “rabino que te colocou nessa lista não sabe do que está falando“.

Agora, se você quer um argumento visual, acho que o melhor vem abaixo e mostra o que Latuff representa: o engajamento pela paz entre palestinos e judeus no Oriente Médio.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.