terça-feira, 7 de agosto de 2012

Revista Veja é condenada a pagar idenização a governador do PT

Se tivesse de responder, e pagar, pelo volume de calúnias, falsas noticias ou falso jornalismo que pratica, a Veja já teria ido a falência. Por isso é imprescindível a aprovação de uma “Lei dos Médios” que possa civilizar não só ela, mas uma “grande mídia” local que abusa e nada acontece.

A Editora Abril foi condenada pelo Tribunal de Justiça de Sergipe a pagar R$ 200 mil em indenização por danos morais ao governador do estado, Marcelo Déda (PT), devido ao conteúdo de uma reportagem publicada pela revista Veja em 2006 que o acusava de desvio de recursos públicos. 

O advogado Alexandre Fidalgo, do escritório Espallargas, Gonzalez, Sampaio, Fidalgo Associados, que defende a Abril, disse que vai recorrer da decisão.

Segundo o processo, na edição 1955 da revista, a reportagem intitulada “Micareta Picareta” afirmava que “Marcelo Deda, do PT, desviou dinheiro público para animar sua campanha a governador”

Trecho do despacho da juíza:
 (...)
Decerto que a liberdade de expressão e o direito de informação devem ser assegurados. Entretanto, a Imprensa não pode atuar como se fosse uma divindade onipotente e inatingível. Ao contrário, diante do notório poder que possui de modificar e induzir pensamentos deve atuar com muito zelo, ética e respeito aos direitos daqueles que faz referência...
(...)
Por certo que a língua portuguesa é rica o bastante para que a Imprensa continue a exercer o seu papel de crítica e informação sem carecer de agredir moralmente quem quer que seja.


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.