segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Golpe de Estado no Paraguai é um teste

Manifestações contra o Golpe de Estado no Paraguai
O Paraguai continua sendo a porta de entrada dos EUA, não só na América do Sul, mas, tambem, para melar o Mercosul.

A resistência do Congresso paraguaio à entrada da Venezuela obedece uma estratégia clara do Departamento de Estado dos EUA, de ao mesmo tempo em que enfraquece o Mercosul, isola a Venezuela. É a velha estória: divide e impera.

O que vemos agora no Paraguai – um Golpe de Estado dissimulado – pode muito bem acontecer com qualquer um por aqui, e fazer parte de uma união maior é uma forma de demonstrar força e resistência.
Este jeito novo de dar Golpe de Estado ou derrubar um governo democraticamente eleito por grupos associados a interesses estrangeiros, leia-se EUA, deve ter usado o Paraguai como “tubo de ensaio” ou teste para – caso funcione – ser utilizado contra outras democracias latino-americanas.

É a nova “diplomacia boazinha” do simpático e sorridente Obama, o “xodó” da mídia de direita local, ou seja, mudam-se os métodos mas os interesses e/ou intenções continuam os mesmos. O novo governo do Paraguai foi imediatamente reconhecido pelos EUA.

O mais interessante é que este golpe da direita pró-EUA, contra o governo eleito e de esquerda Fernando Lugo, deu a deixa para a admissão da Venezuela, já que o voto do Paraguai passa a não valer em função de sua suspensão até ás próximas eleições no país – abril 2013 – que restabeleça o a normalidade democrática.

Isolar a Venezuela é fundamental para novas tentativas de Golpe de Estado contra o governo do Hugo Chaves – já houve tentativas antes, logo, com a sua entrada no Mercosul fica mais difícil, sobretudo se esta reação contra o golpe no Paraguai surtir o efeito desejado, o repúdio à ruptura do processo democrático no subcontinente. 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

2 comentários:

  1. o impeachment do Fernando Lugo, ocorreu em conformidade com a Constituição Paraguaia.
    Os paraguaios deram uma lição de democracia ao mundo, porém a esquerdalha sul-americana está tentando por todos os meios colocar o novo governo de joelhos. A atitude covarde da Tríplice Aliança, suspendendo o Paraguai do Mercosul, ao arrepio do acordo que o criou, beneficiando a Venezuela é um claro exemplo dos objetivos do Foro de São Paulo: IMPOR O COMUNISMO na América Latina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Pelos menos teoricamente, em qualquer sociedade civilizada o direito a auto defesa é uma condição essencial para que todo e qualquer julgamento tenha um mínimo de legitimidade, o que não ocorreu no caso Paraguaio, isto independente de preferências ideológicas.

      No caso do Lugo, o simulacro de julgamento foi feito à toque de caixa, em pouco mais de 24 horas, o que caracteriza um Golpe de Estado que, diferente dos historicamente ocorridos no continente quando era feito a “toque do fuzil”, o que não deixa de ser uma “evolução”, mas, continua sendo um golpe, já que não respeitou os procedimento mínimos citados acima.

      Agora, se considerarmos “comunismo” o que vem ocorrendo na América do Sul, sobretudo, onde, como no Brasil, pela primeira vez em mais de 500 anos de História a grande maioria do povo começa a chegar a contemporaneidade do mundo, passando a usufruir de direitos mínimos essenciais a sobrevivência e a uma vida decente e digna, então este “comunismo” é bem vindo.

      A História recente vem mostrando o que uma ditadura é capaz de fazer, colocar o país à serviço de uma minoria e de interesses estrangeiros.

      Hoje, nem mesmo o mais reacionário crítico ou veículo da mídia conservadora consegue não admitir a situação única em nossa História em que o governo “comunista” do Lula e Dilma fizeram e fazem pelo Brasil.

      Isso só foi, e é, possível em uma democracia plena, sem golpes, dissimulados ou não.

      Um abraço

      Excluir

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.