quarta-feira, 20 de junho de 2012

Bolsa Família reduz violência em São Paulo, diz estudo da PUC-SP

Os detratores de plantão do Bolsa Família ignoram, ou optam por ignorar, os grandes ganhos econômicos e sociais da medida, além do que, como mostra o estudo, acabam se revertendo em benefício de todos. Ignoram, mesmo, até literalmente, que o ícone dos que padecem do “espirito de vira-latas”, os EUA, tem o seu “Bolsa Família”, o que a mídia esconde e, o que é pior, ele e feito, um “vale”, com a imagem do Obama, algo que aqui no Brasil seria impensável. Como pode conferir, aqui.

A redução da desigualdade com o Bolsa Família está chegando aos números da violência. Levantamento inédito feito na cidade de São Paulo por pesquisadores da PUC-Rio mostra que a expansão do programa na cidade foi responsável pela queda de 21% da criminalidade lá, devido principalmente à diminuição da desigualdade, diz a pesquisa. É o primeiro estudo a mostrar esse efeito do programa na violência.

Em 2008, o Bolsa Família, que até ali atendia a famílias com adolescentes até 15 anos, passou a incluir famílias com jovens de 16 e 17 anos. Feito pelos pesquisadores João Manoel Pinho de Mello, Laura Chioda e Rodrigo Soares para o Banco Mundial, o estudo comparou, de 2006 a 2009, o número de registros de ocorrência de vários crimes — roubos, assaltos, atos de vandalismo, crimes violentos (lesão corporal dolosa, estupro e homicídio), crimes ligados a drogas e contra menores —, nas áreas de cerca de 900 escolas públicas, antes e depois dessa expansão.


Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.