domingo, 6 de maio de 2012

Papel higiênico, deve-se jogar no lixo ou na privada?

É uma dúvida, relativamente, comum: jogar o papel higiênico no vaso sanitário ou no lixo? Qual seria o melhor ou mais correto ecologicamente falando?

Isso além do aspecto higiênico ou “ambiental doméstico” em função das tradicionais lixeiras dos banheiros, entretanto, nem todo mundo pode fazer opções, como pode verificar.

Se a cidade onde mora tem sistema de tratamento de esgotos e se o papel for fino, macia – folha simples ou dupla – jogue na privada, pois, como se dissolve facilmente na água levará cerca de 4 meses para se desintegrar no lixão ou aterro sanitário onde irá parar no final.

 
Agora, se o papel é mais grosso e/ou se a sua cidade não tem sistema de tratamento de esgotos, ele deve ser jogado no lixo, embora, o saco plástico que o embala vá retê-lo por até 40 anos quando se degradar. 

Apesar disso, é a melhor opção, pois se ele não dissolve facilmente pode contribuir para o entupimento do esgoto e, se a cidade não tem tratamento ele vai direto para o rio mais próximo, concorrendo para a degradação do meio ambiente.

O estado dos rios que cortam as cidades – com raríssimas exceções – é lastimável, verdadeiros esgotos a céu aberto e, embora a responsabilidade seja das administrações municipais, nós tambem temos a nossa parcela em virtude de nossos hábitos ecologicamente pouco recomendáveis, como o destino que damos ao papel higiênico.(Metanoverde)

É isso!

Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.