segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Áreas verdes. Sabe mesmo o que isso significa?

Fala-se muito em áreas verdes, que seriam fatores de equilíbrio do meio ambiente e qualidade de vida nas cidades. Mas, o que é mesmo uma área verde?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, da ONU, que sugere um mínimo de 12m² por habitante, ela compreende espaços abertos integrados à cidade e à vida urbana, como praças com cobertura vegetal, gramados, canteiros, arbustos e árvores, além de quintais e jardins nas residências, campos de futebol, zoológicos, jardins botânicos, e até cemitérios modernos com gramados e lápides pequenas.

Apesar da relativa facilidade de se atingir o índice mínimo, a quase totalidade das cidades brasileiras tem menos de 5m² de área verde por habitante, com uma exceção honrosa, Curitiba, com mais de 55m²/hab. A área verde mínima não é uma questão estética, apenas, mas um fator de qualidade de vida, já que garante a relação entre a quantidade de oxigênio disponível e o gás carbônico, além de criar um microclima mais ameno, despoluir o ar de partículas sólidas, reduzir a poluição sonora, reduzir e controlar a velocidade dos ventos – basta ver os estragos que fazem quando chove – e, até a purificação do ar de microorganismos, como vírus diversos, bactérias e fungos.

Para se ter uma idéia desta última qualidade da “área verde”, foram medidas uma média de 50 microorganismos por metro cúbico (m³) em uma mata e, até 4.000.000 por metro cúbico (m³), em um shoping center. Se a sua casa, tambem, entra nessa conta, porque não começar a fazer a sua parte? Pense nisso!

Fonte: UNESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.