domingo, 16 de abril de 2017

O despovoamento deve ser a maior prioridade da política externa para o terceiro mundo, Henry Kissinger

É um texto emblemático que tem tudo a ver com o momento em que estamos vivendo, não só no Brasil, já que é uma estratégia neoliberal global, e vindo de quem vem, deve no mínimo ser lido e refletido. Afinal, todos estamos neste “grande balaio de gatos neoliberal”, sem querer ofender aos gatos.

As políticas de ‘negação’ dos setores menos favorecidos da população tentando impedir sua ascensão a uma vida mais humana, mais justa, está neste contexto. O temer & corja que o digam. 
"O despovoamento deve ser a maior prioridade da política externa para o terceiro mundo"
“O despovoamento deve ser a maior prioridade da política externa para o terceiro mundo, porque a economia dos EUA vai exigir quantidades grandes e crescentes de minerais a partir do estrangeiro, especialmente dos países menos desenvolvidos.”

 – Ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Dr. Henry Kissinger, Nacional Memo de Segurança 200, datada de 24 de abril de 1974

Veja em trecho maior e com mais detalhes:
“Qualquer coisa que seja feita para proteger o país contra interrupções de fornecimento e de desenvolver alternativas no mercado interno, a economia EUA exigirá grandes e crescentes quantidades de minerais a partir do estrangeiro, especialmente dos clubes de país menos desenvolvidos. Esse fato dá o maior interesse EUA na estabilidade política, econômica e social dos clubes de campo de fornecimento de fornecimento. Onde quer que uma diminuição da população através de taxas de natalidade reduzidas pressões podem aumentar as perspectivas para tal estabilidade, a política populacional torna-se relevante para abastecimento de recursos básicos e os interesses econômicos dos Estados Unidos.”
Embora haja uma polêmica e torno da autenticidade da citação pelo Kissinger, já que outras personalidades no país tenham falado a mesma coisa, pesquisas exaustivas foram feitas por varias organizações nos EUA e a conclusão é que, embora tenha uma relativa margem de erro, tudo indica que foi uma fala sua mesmo e é bem contextualizada com outras falas e citações suas.

O fato é que o “conteúdo” da citação, diríamos assim, é real e faz parte do ideário e da lógica neoliberal.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.