domingo, 6 de novembro de 2016

Bill Gates: “Brasil é a prova de que a pobreza pode(ria) ser erradicada”

Se esperava ver coisas assim em suas noites de domingo em programa figurinha carimbada da globo, vai esperar sentado em sua poltrona, já que a afirmação do Bill Gates tem endereço certo e, com certeza, não é aquele que a globo e mídia conveniada está associada.

Programas do período Lula/Dilma servem de referencia mundo afora, enquanto por aqui é demonizado pela mídia usual.

É o caso Programa Bolsa Família, que está sendo adotado pela Itália, enquanto por aqui o interino, testa de ferro do esquema que detonou o golpe visa destruí-lo, como de resto aos demais programas, que juntos fazem parte de um pacote que visa resgatar a vida e dignidade de grandes setores da população brasileira, todo eles alvos das “medidas” golpistas e antinacionais.

As crescentes reações internacionais ao golpe, também, têm a ver com isso, com o desmonte de um programa de resgate de cidadania e de humanidade, mesmo, que vai tornar um pouco pior o mundo contemporâneo, que, de alguma maneira, afeta a todos os que têm um mínimo de consciência e sentimento humanitário em qualquer lugar do Planeta.
“Brasil é a prova de que a pobreza pode ser erradicada”
Em entrevista ao jornal espanhol El País, o fundador da Microsoft e da Fundação Bill e Melina Gates, Bill Gates, mencionou o Brasil como caso de sucesso entre os países que conseguiram evoluir no combate à pobreza, especialmente nos últimos anos. “O Brasil é a prova de que a pobreza pode ser erradicada”, diz ele.

Homem mais rico do mundo, dono de uma fortuna de mais de US$80 bilhões, Bill Gates é o filantropo mais conhecido do mundo. Sua fundação destina US$5 bilhões por ano à luta contra doenças como a malária, a pólio ou a Aids, além de estimular a agricultura em países pobres e outras iniciativas para o desenvolvimento.

Segundo ele, é possível acabar com a extrema pobreza em vários países do mundo até 2030. “Para que uma economia melhore, é preciso levar em conta muitos elementos, como a governança e a infra-estrutura, mas diria que a saúde, a educação e a agricultura são básicas. A pobreza caiu enormemente no mundo e superou um dos objetivos do milênio, que era reduzi-la à metade. Países como Índia, Brasil e México já não são pobres, mas têm uma renda intermediária. É uma mudança enorme”, afirmou Gates.

Segundo ele, o fim da pobreza extrema até 2030 não é um objetivo simplesmente numérico, é uma aspiração. “Poderemos erradicar a maior parte da pobreza extrema”, afirmou.


Leia entrevista sua, na íntegra, no El País, aqui.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.