segunda-feira, 3 de agosto de 2015

16 anos de Angela Merkel na Alemanha é democracia e 6 anos de Nicola Maduro, na Venezuela, é ditadura

A chanceler alemã, já com 10 anos de mandato – desde 2005 –, decidiu partir para mais uma disputa (em 2017), e se levar deve igualar o recorde anterior do Helmut Kohl, que ficou no governo por 16 anos. 

Na Alemanha é normal, é democracia! A Venezuela, não! É ditadura! O Nicola Maduro cujo mandato, o primeiro, vai até 2019 – eleito em 2013 –, logo um mandato de 6 anos, não pode!

Tem um velho dito popular: Tem gente que é besta! Em que pese certa agressividade aliada à simplicidade no axioma, ele pode ser bem oportuno para ilustrar certas situações que vemos com frequência por aí.

É o velho espírito de vira-latas, segundo o qual aos “ricos e brancos” do hemisfério norte, sobretudo, tudo pode, tudo é justo e civilizado, mas, por aqui... É como se não se enxergasse, de fato, a se próprio. É como se julgasse viver em uma redoma de “civilidade”.

    "Angela Merkel tentará quarto mandato na Alemanha

Segundo a revista alemã Der Spiegel, a chanceler Angela Merkel, que governa a Alemanha desde 2005, decidiu tentar o quarto mandato e já planeja a campanha de reeleição para 2017; não há limite de mandatos na Alemanha; "Merkel evidentemente decidiu concorrer novamente em 2017", afirmou a revista Der Spiegel, uma notícia que deve animar seu partido conservador, que depende de sua popularidade para manter a chancelaria depois de sofrer uma série de derrotas nas eleições estaduais.

BERLIM (Reuters) - A chanceler Angela Merkel, que governa a Alemanha desde 2005, decidiu tentar o quarto mandato e já planeja a campanha de reeleição para 2017, de acordo com uma reportagem sem fonte da revista alemã Der Spiegel publicada neste sábado.

Uma porta-voz do partido União Democrata-Cristã (CDU) se recusou a comentar a notícia. A chanceler está de férias nos Alpes.

Merkel, que completou 61 anos em 17 de julho, não tem feito comentários públicos sobre se vai tentar um quarto mandato, embora já tenha dado uma dica de suas intenções em um discurso realizado em Colônia, no ano passado.

Ela comandou a maior economia da Europa durante a crise financeira de 2008 e as turbulências da zona do euro e está constantemente no ranking das autoridades mais populares da Alemanha, o que é incomum para um chanceler no cargo.

Não há limite de mandatos na Alemanha. O último chanceler do CDU, Helmut Kohl, governou por 16 anos até perder para Gerhard Schroeder, do Partido Social-Democrata (SPD), em 1998, quando tentava seu quinto mandato seguido.

"Merkel evidentemente decidiu concorrer novamente em 2017", afirmou a revista Der Spiegel, uma notícia que deve animar seu partido conservador, que depende de sua popularidade para manter a chancelaria depois de sofrer uma série de derrotas nas eleições estaduais.


Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.