sábado, 7 de janeiro de 2012

Reclamações sobem com as vendas no comercio on-line em 2011

Os números das vendas pela internet – e-commerce – vem crescendo muito no Brasil, mas é preciso ficar atento, pois, em qualquer atividade sempre tem quem queira levar vantagem. Os problemas vão desde o não cumprimento do acordado na hora da compra, bem como o calote puro e simples.

Segundo o Procon-SP, o número de reclamações de consumidores no segundo semestre de 2011 é 60% maior do que o mesmo período do ano anterior, ou 21,9 mil consultas.

Embora o número maior de reclamações dos consumidores tenha sido a demora na entrega do produto, com 41%, o maior crescimento dentre as reclamações foi a dificuldade que os clientes tiveram para cancelar a compra.

Recentemente (10/11/2011), o Procon determinou que os sites Submarino/Lojas Americanas  e Shoptime ficassem fora do ar por 72 horas, além de terem que pagar uma multa de R$ 2 milhões por não entregarem produtos vendidos.

O Procon tambem publicou recomendações para o usuário do e-commerce, de como evitar problemas em suas compras ou mesmo o calote de falsas empresas, publicando, inclusive uma lista destas empresas fantasmas, que você confere no link: Procon divulga lista de falsas empresas de vendas na Internet, confira.

O comércio on-line veio para ficar e com o apoio dos órgãos de defesa do consumidor e a sua vigilância e atuação corretas, vai ficar cada vez melhor e mais seguro. 

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