sexta-feira, 13 de junho de 2008

Redes Sociais, excessos e comprometimento da formação e da educação

Uma noticia muito boa que comentamos no blog coisaboa, que você pode ler clicando aqui, sobre o crescimento significativo no índice de leitura no Brasil – de 1,8 me 2001 a 4,7 em 2007 – o que também, reflete o bom momento econômico e social pelo qual vem passando o país nos últimos anos.


Discute-se muito a “má influência” da Internet sobre a leitura e mesmo desempenho na escola, como concluiu pesquisa feita pela UNICAMP,com alunos de todas as séries e classes sociais, que você pode conferir aqui.

A inclusão digital no Brasil tem crescido muito, mas, grande parte da população, ainda não tem acesso ao computador com regularidade.

Nos EUA, onde o uso do computador e Internet já é muito grande entre a população, pesquisa recente concluiu por uma queda acentuada nos índices de leitura da população, fator este atribuído ao uso excessivo da Internet.

A pesquisa alertou as autoridades do país, preocupados como os possíveis desdobramentos e/ou efeitos no médio logo prazo, na formação da população, ensino e pesquisa.

A Internet em si, não é a “vilã” do processo, mas, as preferências pelo MSN e demais Redes Sociais como Orkut, Facebook e MySpace, o que estimula uma atitude meio “voyeur” das pessoas que ficam horas falando de suas intimidades e vida pessoal, e "espiando" a dos outros, o que há de convir, que deve te efeito, praticamente, nulo na formação e ou educação de quem quer que seja.

Sem querer repetir o velho clichê; “o problema é a dose e não a coisa em si mesma”.

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