quarta-feira, 11 de junho de 2008

Transgênicos no alimentos. Você concorda com advertência no rótulo da embalagem?

O uso de alimentos geneticamente modificados – os transgênicos – embora já sejam largamente consumidos pela população, inclusive no Brasil como, praticamente, o são todos os óleos de cozinha, têm ocorrido em função dos “lobbys” das empresas multinacionais junto aos parlamentares, para garantir a venda de suas sementes, como comentamos no Blog Metanoverde, que você pode conferir, aqui.

A polêmica em torno de sua viabilidade e inocuidade para a alimentação humana e danos ao meio ambiente, continua sem conclusões e /ou definições à vista.

O Código de Defesa do Consumidor exige que os produtos que contenham acima de 1% de componente transgênico, tragam na embalagem a advertência, para orientar ao consumidor, junto com o símbolo acima.

Apesar da falta de hábito de grande parte das pessoas de lerem rótulos de embalagem com a composição do produto, os laboratórios, em franco desrespeito ao consumidor, patrocinam uma alteração na legislação – em tramitação no Congresso Nacional - que desobrigue as empresas de alimentos de colocarem as advertências nas embalagens.

A pergunta óbvia é: Se o alimento transgênico é realmente inócuo a saúde humana como eles mesmos apregoam, por que então escondê-lo do consumidor?

É uma boa pista para avaliar o tamanho do “Nariz de Pinóquio”. Não acha?

Leia artigos relacionados:

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.