domingo, 1 de junho de 2008

China, o novo motor econômico e tecnológico

PCs Chineses Ex- IBM

Um estudo feito com 33 países pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA) concluiu que em breve a China assume a liderança mundial em tecnologia.

Conforme o relatório, Indicadores de Alta Tecnologia (15/01/08), a China vem se mantendo em ascensão nos últimos 15 anos, sem concorrentes em nenhum dos outros países pesquisados.

Enquanto a China subiu de 22,5 em 1997, a sua influência tecnológica para 82,5 hoje, os EUA, no mesmo período, caíram de 95,4 para 76,1 hoje.

A formação e treinamento de engenheiros e cientistas chineses é sem precedentes, tanto em número como em qualidade e, já ultrapassou, de longe, os EUA em várias áreas na produção de alta tecnologia, como a nanotecnologia, afirma o relatório.

A este poderio tecnológico, se associam, praticamente, todos os setores da relativamente nova e acelerada economia chinesa, que cresce, ininterruptamente, há mais de 15 anos, com índices acima de 10%, enquanto os demais países desenvolvidos, hoje, como os EUA e União Européia, amargam modestos 2 a 3 % de crescimento.

Este poderio econômico e tecnológico levara inevitavelmente ao poder político sobre o mundo como um tudo, já que nada no horizonte próximo, mostra algo que pode reverter esta situação.

Artigos Relacionados

- Pseudo-Ambientalistas Propõem Desaceleração do Desenvolvimento Econômico dos “Outros”;

- China. Uma Ameaça?

- Os Novos Habitantes do Planeta Terra;

- Falta de Decisão do G8 sobre Aquecimento Global;

- Guerra Fria – Cibernética –Entre China e EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.