segunda-feira, 1 de julho de 2013

Por que a Folha não divulga, nunca, a avaliação PESSOAL da Dilma?

Pergunta típica do DataFolha

Na mesma pesquisa, se tivesse feito, como seria o normal, o DataDolha teria conferido, e divulgado, que os índices de popularidade que caíram com as manifestações não se limitaram à presidente Dilma.

Governadores e prefeitos como o Alckmin (PSDB de SP), Anastácia – preposto do Aécio Neves – (PSDB de MG), Cabral (PMDB do Rio) alem de prefeitos com o Haddad (PT de SP), Eduardo Paes (PMDB do Rio), para ficar só nesses exemplos. Estes que seriam, efetivamente, os responsáveis diretos pelas reivindicações dos manifestantes.

Então, porque a ênfase na Dilma? Será se as próximas eleições presidenciais de 2014 ajudam a explicar? 

Porque a Folha, e o seu DataFolha, não divulgou a nota  de avaliação pessoal da Dilma? Tecnicamente ela deve estar em torno de 58%.

Leia abaixo uma avaliação sobre detalhes técnicos e políticos da última pesquisa divulgada. Uma pesquisa tem mais “nuances” do que imagina a nossa vã filosofia.

Diante do Datafalha – “Datafalha, Dilma não caiu” -, o ansioso blog procurou reunir alguns pedaços de analise, consultou o Tirésias, o Oráculo de Delfos, o Vasco e outros confiáveis intérpretes, e se permitiu algumas observações: 

Era impossível que, depois do “terremoto neopolítico”,  engendrado na “doença infantil do transportismo”  não ocorresse uma queda  na avaliação da presidenta e de todos políticos, sem exceção.

Porém, Dilma reúne condições para se recuperar por causa dos seus atributos pessoais, do seu governo – o Lulilma – e do campo político do qual faz parte, onde desponta Lula.

Alguns aspectos:

TÉCNICOS

1. Mesmo com a grande queda, o índice ainda é positivo :

a) o número maior é de regular (43%)

b) o segundo é de ótimo e bom (30%)

c) o terceiro ruim e péssimo (25%)

2. Foi mantida a tendência de o aumento do regular ser maior que o do ruim e péssimo;

3. A avaliação por nota continua boa : agora é 5,8 quando antes era de 7,1 (queda de apenas 1,3);

4. Curiosamente, a Folha mais uma vez omite a aprovação pessoal da presidenta (que  deve estar acima de 50%  – como, normalmente, existe uma proporcionalidade entre a nota e a aprovação, este índice pode estar girando entre 55% a 58% ;

5. Mesmo com toda a queda, este momento de inflexão de Dilma é maior do que o ponto mais baixo de Lula (28%)  e de FHC (13%);

6. E O MELHOR, DO PONTO DE VISTA POLÍTICO :  68% APROVAM A IDÉIA DO PLEBISCITO  E 73% ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE .

POLÍTICOS

a) seguramente não foi apenas a imagem de Dilma que despencou. Sem dúvida, a de todos os políticos,  em especial a dos principais  chefes de executivos: Alckmin, Cabral, Tarso, Anastasia, Eduardo Campriles, Aécio (por tabela), Paes, Haddad.

Os prefeitos das grandes capitais também devem ter despencado ;

b) a massa numérica é maior na presidenta por alguns motivos: quem está mais em cima, cai mais forte;

Continue lendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.