terça-feira, 2 de julho de 2013

Livro nos EUA confirma: Globo recebeu mensalão dos EUA para apoiar a ditadura

O ditador João Batista Figueiredo e
  Roberto Marinho, da Globo
Se alguém ainda tinha alguma dúvida, ela se desfaz agora. Livros de historiadores e jornalistas dos EUA confirmam o que já se sabia por aqui, mas muita gente não botava fé. As Organizações Globo receberam, sim, dinheiro dos EUA para apoiar os interesses daquele país aqui em detrimento do Brasil, ajudando a desestabilizar o governo João Goulart e apoiando o golpe de Estado que instaurou a ditadura de 64. Se você achava que “esta coisa” é nacional e que merece sua atenção e confiança, tem ai mais um motivo para refletir.

Uma reportagem publicada esta semana no site Carta Maior, fundamentada em livros de jornalistas e historiadores norte-americanos, descreve como os Estados Unidos financiaram empresas brasileiras de mídia, sobretudo as Organizações Globo, para defender seus interesses econômicos, em detrimento do Brasil.

Um trecho:
Em 1962, o grupo Time-Life encontra seu parceiro ideal para entrar de vez no principal ramo das comunicações, a Televisão. A recém-fundada TV Globo, de Roberto Marinho. Era uma estranha sociedade. O capital da Rede Globo era de pouco mais de 200 mil dólares, ao câmbio da época. O aporte dado “por empréstimo” pela Time-Life era de seis milhões de dólares e a empresa tinha um capital dez mil vezes maior.
Observe a data: 1962. A Globo recebeu mensalão dos EUA não para aprovar “reforma da previdência”, conforme a ridícula teoria de Joaquim Barbosa sobre o mensalão do PT. Recebeu mensalão para incitar um golpe de Estado e defender interesses nocivos ao livre desenvolvimento das forças nacionais.
Não por outra razão, um dos refrões de protesto mais populares entre os manifestantes de ruas tem sido: “a verdade é dura, a globo apoiou a ditadura!

Se somarmos o mensalão dos EUA a todas as regalias que a Globo passou a receber do governo a partir do golpe militar, podemos ter uma vaga ideia de como os Marinho se tornaram a família mais rica do mundo no setor de mídia. Com um detalhe triste, os governos Lula e Dilma continuaram a encher a barriga do monstro. Nos últimos 10 anos, a Globo recebeu cerca de R$ 6 bilhões em publicidade federal.

Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.